Exames de Check-up: é sempre melhor prevenir do que remediar

Melhor prevenir do que remediar já diz o atemporal ditado. E quando se trata de saúde, seja a nossa ou a dos nossos animais, todo cuidado é pouco. No entanto, é fato que a questão só nos mobiliza quando nos deparamos com alguma situação de risco. E em casos extremos, pode ser tarde demais. Uma boa e sólida saúde é construída no dia a dia, monitorada continuamente com exames de check-ups e aperfeiçoada sempre que preciso.

Abaixo, reunimos um time de veterinários para te conscientizar ainda mais sobre a importância de manter em dia os exames de check-up dos seus animais. Mesmo que não apontem nenhuma anomalia — e assim esperamos! –, os exames nunca são em vão. “Todo exame conta para o histórico do paciente”, aconselha Dr Rômulo Braga, Coordenador do Setor de Radiologia do CRV Imagem.

 

 

CRV-Radiologistas-Exames-Cristiane

Check-up para Alterações Renais
“Os exames de check-up são de vital importância para diagnosticarmos precocemente, via ultrassonografia, alterações renais em felinos.

Check-up na Adoção
Quando adotamos gatos, o check-up também é imprescindível. Antes de trazer o novo animal para dentro de casa, é importante levantarmos o estado de saúde dele. A ultra fornece ao clínico informações relevantes ao protocolo de acompanhamento e investigativo do paciente.

Um bom exemplo de diagnóstico preventivo se dá com os pacientes jovens que apresentam quadro de PIF seca, quando os principais sintomas podem ser sutis. Muitas vezes, é numa rotina de castração de pacientes jovens que somos pegos de surpresa, quando nos deparamos com linfonodos mesentéricos alterados de forma significativa”.

 

 

CRV-Radiologistas-Exames-Maria

“Exames de rotina devem estar na ordem do dia em pacientes mais velhos, já que muitas alterações podem ser detectadas nos exames de imagem antes mesmo do paciente apresentar sintomas”.

 

 

CRV-Radiologistas-Exames-Marina

“Avaliações odontológicas em roedores é sempre importante. Você pode evitar que uma má oclusão simples evolua para uma invasão dentária da órbita ocular.

Em todo caso, sempre que o proprietário perceber que o seu animal (roedor) está salivando muito, enfrenta dificuldade ou parou de se alimentar, deve encaminhá-lo para uma avaliação odontológica com o exame de raios-x”.

 

 

CRV-Radiologistas-Exames-LuicanaDuque

“Check-ups permitem a detecção de enfermidades mesmo sem sintomas perceptíveis e em estágio inicial, aumentando as chances de tratamento e controle”.

 

 

CRV-Radiologistas-Exames-CarmenHelena

Em entrevista do CRV Imagem, Dra Carmen Helena comentou sobre a importância do diagnóstico precoce em casos de neoplasias: “(…) Os novos recursos de diagnóstico, como a tomografia e a ressonância magnética possibilitam a detecção mais eficaz das neoplasias. No entanto, precisamos orientar nossos clientes a levarem seus animais para exames preventivos de rotina, uma vez que o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento”.

 

 

CRV-Radiologistas-Exames-Romulo

“Exames preventivos para displasia coxofemoral em cães e gatos devem ser uma preocupação tanto de proprietários comuns quanto de criadores”.

Em entrevista do CRV Imagem, o ortopedista Dr Rubem Braga classificou a displasia coxofemoral como uma das doenças mais comuns em sua rotina, precedida apenas pela ruptura do ligamento cruzado cranial e seguida pelas artroses de diversas origens.

 

Bono, o cão campeão de surf, esteve em outubro no CRV Imagem para exames de check-up com Dr Rômulo Braga.

Comentários

comentários

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar