RX: Avaliação Odontológica para Roedores e Coelhos de Estimação

É cada vez maior o número de roedores de estimação como hamster, camundongo, esquilo-da-mongólia e chinchila. A maior presença desses animais dentro de casa é também sentida aqui no CRV Imagem, que tem recebido número crescente de silvestres.

 

Dra Marina Caldas, radiologista do CRV e especialista em silvestres, sinaliza os quadros clínicos mais comuns e faz recomendações a veterinários e proprietários sobre os cuidados com roedores de estimação.

 

Olá, Dra Marina. É cada vez mais comum vermos roedores adotados como pets. Em sua rotina de raios-x com esse animais, quais são os quadros clínicos mais frequentes?

Por apresentarem um crescimento contínuo dos dentes, é muito comum casos de maloclusão em porquinhos da índia, chinchilas e coelhos.

 

Quando estes animais devem fazer o exame radiográfico?

Sempre que o proprietário perceber que o seu animal (roedor) está salivando muito, enfrenta dificuldade ou parou de se alimentar, deve encaminhá-lo para uma avaliação odontológica com o exame de raios-x.

 

Considerando os quadros clínicos mais frequentes, que consequências os animais enfrentam quando não são tratados?

Se não forem diagnosticadas e tratadas, as lesões — que eram simples — podem se agravar e evoluir para abscessos dentários com comprometimento de ramo de mandíbula e casos de intrusões dentárias, que podem causar protrusões oculares.

 

CRVImagem-SiteCorpo01
Exame radiográfico de uma chinchila feito no CRV Imagem.

 

CRVImagem-SiteCorpo02
Raios-x de uma chinchila: avaliação odontológica.

 

Comentários

comentários