Gestação Canina: Saiba o Que Fazer na Hora do Parto e Mais!
14 de julho de 2017 |
Assistir ao parto da sua cadela é daqueles momentos únicos, impossíveis de esquecer. Mas pra que tudo corra bem na hora que os filhotes chegam, a gente precisa saber o que fazer nos 2 meses antes do parto.
É a partir do 3o cio que elas ficam mais bem preparadas para suportar a gravidez.
Menopausa não é uma questão para as cadelas, elas são férteis a vida toda. Mas, assim como acontece com as mulheres, com o avançar da idade, a gravidez se torna de risco.
A gravidez canina não é tão controlada quanto à nossa. Mas existe pré-natal para cadelas prenhas. Com a Ultra e os RX, a gente consegue saber quantos filhotes vão nascer, o sexo e o dia aproximado do parto!
Calma, sem desespero! Em geral, na hora do parto, a própria cadela vai dar conta de expulsar os filhotes e cortar o cordão umbilical.
O processo é lento: a partir das contrações, o primeiro nascimento pode demorar até 2 horas. E, entre um filhote e outro, o intervalo chega a 1 hora!
Atenção! Cadelas das raças pug, chihuahua, bulldog francês e inglês, por exemplo, costumam ter um parto mais complicado. Nesses casos, tenha um veterinário por perto!
O ninho-maternidade é você quem monta. Escolha um local silencioso, com pouca umidade e longe de vento e chuva para montar uma caixa de madeira ou papelão. Ela deve ser espaçosa para caber mãe e filhos.
Não dá pra segurar a mão da parturiente, mas só de ter você por perto, alguém que ela ama e confia, já faz toda a diferença!
Comentários