Roedores e Coelhos: CRV entrevista Dr Julio Arruda

A adoção de roedores e coelhos como animais de estimação é cada vez comum. Os desdobramentos em clínicas veterinárias e, aqui, no CRV é sentido diariamente, com uma rotina de silvestres cada vez mais intensa. A reboque do aumento destes “novos” pets chegam dúvidas sobre doenças, tratamentos e os exames de imagem corretos a se solicitar.

Para esclarecer essas e outras perguntas, o CRV Imagem convidou o Dr Julio Arruda, médico veterinário especialista em silvestres e coordenador do Departamento de Odontologia de Roedores e Lagomorfos (coelho) da clínica Prosilvestres.

 

Dr Julio, é cada vez mais comum vermos roedores e coelhos adotados como pets. Quais são os principais problemas desenvolvidos por esses animais?

Os principais problemas são odontológicos (má oclusão), reprodutivos (piometras), urinários (cistites e urolitíases) digestivos (benzoários, corpos estranhos, hipomotilidade, constipação, obstipação), doenças respiratórias, neoplasias e os traumas.


-— Conteúdo Relacionado: 
RX: Avaliação Odontológica para Roedores e Coelhos de Estimação

 

Quais os principais sinais clínicos que esses animais apresentam com essas alterações?

Emagrecimento, seletividade alimentar, alterações em fezes e urinas, prostração, apatia, alterações respiratórias (dispneia, coriza, etc), tumores (neoplasias verdadeiras ou abcessos) etc.

 

— Conteúdo Relacionado: A Crescente Relação entre Roedores e Tomografia.

 

Quando você utiliza o exame de raios-x para tratar desses problemas, e por quê?

O exame de raios-x é um dos principais exames de apoio de diagnóstico, sendo inclusive, com frequência, prioridade sobre as análises sanguíneas. Em muitos casos, apesar de não existirem alterações hematológicas, os pacientes apresentam um quadro grave, somente evidenciado pela avaliação radiográfica: má oclusões dentárias, abcessos, tumores, piometras, afecções urinárias, afecções digestivas etc.


Além do apoiar o diagnóstico inicial, os raios-x são fundamentais no acompanhamento da evolução do paciente durante o tratamento.

 

CRV-Coelho-AValiacaoOdontologica
Roedor com distúrbio odontológico (foto: Prosilvestres)

 

— Conteúdo Relacionado: Contenção e Posicionamento: seu Exame começa aqui.

Comentários

comentários