Adoção de Felinos: check-up e ultra

Além de um bem enorme aos animais, a adoção faz muito pela alma dos proprietários. O animal recém-chegado à casa nova exige atenção quanto à sua saúde emocional e física. Dra Cristiane Vega, ultrassonografista do CRV Imagem e especialista em felinos, fala sobre como o exame de imagem pode auxiliar veterinário e proprietário a cuidar deste novo morador. Confira!

 

Olá, Dra Cristiane, ao levar um gato para casa, que preocupações os donos devem ter?

Quando adotamos um felino de procedência desconhecida, a quarentena e a consulta do animal a um veterinário são indispensáveis para levantamento do estado clínico e realização de exames. É neste momento também que o proprietário recebe as primeiras orientações de manejo e profilaxia de doenças, fatores a se prestar atenção, sobretudo quando há outros felinos em casa. É preciso ficar atento para não expor os animais “antigos” a doenças infecciosas e parasitárias, incluindo ectoparasitas.

A ultrassonografia deve sempre ser incluída neste primeiro check-up, pois fornece ao clínico informações relevantes ao protocolo de acompanhamento e investigativo do paciente.

 

No check-up, que doenças a ultrassonografia ajuda a diagnosticar?

Existem alguns exames para o diagnóstico e exclusão de algumas doenças felinas. A ultrassonografia deve ser incorporada aos check-ups, pois pode auxiliar o clínico a descobrir, precocemente, informações valiosas.

Um bom exemplo são os pacientes jovens que apresentam quadro de PIF seca, quando os principais sintomas podem ser sutis. Muitas vezes, é numa rotina de castração de pacientes jovens que somos pegos de surpresa, quando nos deparamos com linfonodos mesentéricos alterados de forma significativa.

Antes mesmo dos primeiros sintomas clínicos, a ultrassonografia pode contribuir para a identificação precoce destes linfonodos e verificação de granulomas. Isso sinaliza ao clínico a necessidade de uma investigação mais profunda do paciente.

 

Comentários

comentários