TC para Estadiamento Tumoral
29 de julho de 2015 |Dr Mauro Caldas, coordenador do Setor de Tomografia do CRV Imagem, esclarece por que a tomografia é o exame de imagem a se solicitar quando há suspeita de estadiamento tumoral.
Dr Mauro, o que é estadiamento tumoral e por que a tomografia é tão importante neste processo?
Segundo Simões J.C no livro Câncer – Estadiamento e tratamento: “O estadiamento clínico por imagem do câncer é a descrição do quanto o câncer já se espalhou pelo corpo. Ele geralmente leva em conta o tamanho do tumor, o quão profundo ele está penetrado, se já invadiu órgãos adjacentes, se e quantos linfonodos entraram em metástase, e se ele está espalhado em órgãos distantes. O estadiamento do câncer é importante como indicativo de prognóstico e, quanto maior sua precisão, mais correta e direcionada será a terapêutica indicada.”
Hoje, na Veterinária, a Tomografia Computadorizada é um dos métodos mais precisos para essas caracterizações da invasão tumoral, tanto no seu local quanto na pesquisa de metástases.
Quais são os principais casos de estadiamento que chegam à sua rotina?
Os oncologistas frequentemente pedem exames tomográficos para:
Identificar possíveis pequenos nódulos pulmonares não perceptíveis ao exame radiográfico;
Caracterizar nódulos hepáticos ou esplênicos vistos pelo ultrassom cuja suspeita de metástase ainda não pôde ser confirmada;
Avaliar o próprio tumor para levantar viabilidade e planejamento cirúrgico.
Comentários