Shunt: combinando exames para o diagnóstico perfeito

Há casos em que o diagnóstico certeiro, aquele que acaba com nossas dúvidas, só pode ser alcançado quando diferentes modalidades de exames são combinadas. O shunt congênito, intra ou extra-hepático, é um deles. Dr Mauro Caldas, coordenador do setor de Tomografia do CRV Imagem, explica nesta breve entrevista como ultra e tomografia podem atuar juntas para a precisão de diagnóstico de shunt. Confira!

 

Dr Mauro, qual a diferença entre o Shunt intra e extra hepático?

O Shunt congênito é uma vaso anômalo que desvia uma parte do sangue, que deveria passar pelo figado, direto para a circulação sanguínea. Este vaso pode sair da veia porta já dentro do figado ou da veia porta antes de entrar no fígado, assim como de alguma de suas veias tributária (esplênica, gástrica…). Os casos de shunt extra-hepáticos são mais comuns em cães de pequeno porte; enquanto os de intra-hepáticos, nos de grande porte.

 

Quais modalidades de exame são adequadas para diagnosticar cada um deles, e por quê?

A tomografia computadorizada contrastada, a ultrassonografia com doppler, a portografia e a cintilografia podem diagnosticar o shunt com algumas variações de sensibilidade e maior ou menor detalhamento em cada caso. No Brasil, os mais realizados são a ultrassonografia e a tomografia.

A ultra tem uma facilidade maior de enxergar os casos de shunt intra-hepáticos, embora a não identificação não exclua a existência deles. Em muitos casos, há a necessidade de se agregar a tomografia para facilitar o planejamento da cirurgia de correção, uma vez que é preciso saber o tamanho e localização precisos do vaso.

 

Há sintomas que sugiram o tipo de Shunt e possam direcionar a escolha da modalidade de exame?

Não, os sintomas não estão relacionados à localização e sim ao volume de sangue que deixa de passar pelo figado, ou seja, ao tamanho do vaso anômalo, associado à dieta do paciente. Os exames são complementares: apesar de a tomografia ter o melhor custo-benefício para o diagnóstico com maior segurança e o melhor planejamento da correção do problema, é comum a realização da ultrassonografia como triagem prévia.

 

 

Comentários

comentários