2016: Caso Marcante por Dra Giovana Paladino
20 de dezembro de 2016 |O ano que em breve chega ao fim foi recheado de casos desafiadores para a equipe de radiologistas do CRV Imagem. Casos que nos estimularam tanto técnica quanto emocionalmente, exigindo aquela dose extra de resiliência física e empatia por tantas histórias.
Dra Giovana Paladino, radiologista e ultrassonografista do CRV Imagem Icaraí, abre a nossa Retrospectiva 2016, contando um pouco sobre Caramelo, o felino de 4 anos. Para Giovana não foi uma escolha fácil: “Cada paciente me marcou de uma maneira. Foram tantos olhares, trocas de carinho, lambidas e soninhos na hora do ultrassom!”.
Dra Giovana, conte-nos um pouco sobre o paciente que mais te marcou em 2016.
O Caramelo, felino, de 4 anos, chegou ao CRV Imagem em caráter emergencial, apresentando dificuldade respiratória e necessitando oxigenioterapia durante o exame.
Caramelo: RX pré-drenagem.
Que exame foi feito e o que foi encontrado?
No RX torácico observei a presença de grande quantidade de líquido na pleura (efusão pleural), de caráter crônico, distribuído de forma assimétrica.
O Caramelo, então, retornou à clínica e realizou a toracocentese (drenagem do líquido torácico). Em seguida, voltou ao CRV para nova radiografia pós-drenagem.
Neste novo exame, notei que um dos lobos ainda se encontrava opaco, sugerindo neoplasia/abscesso pulmonar, associado a áreas de efusão pleural. Ainda observei presença de ar na pleura (pneumotórax), que poderia ser um novo achado ou secundário à drenagem.
Sugeri que o paciente fosse encaminhado à tomografia para que não tivéssemos o efeito de sobreposições de estruturas. Caramelo foi internado na clínica, onde notaram que a produção desse pneumotórax estava cada vez maior.
De volta ao CRV para a tomografia de tórax, Dr Mauro Caldas [coordenador do setor de Tomografia do CRV Imagem] e eu concluímos que a causa primária de todo o quadro estava na doença brônquica crônica agudizada. A tomo mostrou áreas de obstrução brônquica, o que predispôs o paciente à torção parcial de um dos lobos.
Caramelo: RX pós-drenagem.
Caramelo: tomografia.
Caramelo: tomografia.
Dra Giovana, por que este caso te marcou?
Caramelo era um gatinho super carinhoso e, mesmo estando em um quadro tão crítico, ele foi extremamente dócil. A relação com os donos e a veterinária, Dra Mariana Pereira de Moura, foi bastante colaborativa: trocávamos notícias todos os dias. Pude ver ali o comprometimento, competência e amor envolvidos no caso.
Tecnicamente, o Caramelo me mostrou na prática o quanto as várias técnicas de imagem podem se complementar para encontrar um diagnóstico e mudar completamente o rumo do caso.
Comentários