CRV apresenta Dra Giovana Paladino

Ao lado da Dra Carina Aveniente, Dra Giovana Paladino se submeteu a uma vaga no CRV Imagem, ainda em setembro de 2015. Contratada, a curitibana com uma queda pela ultrassonografia gestacional fala ao CRV sobre sua trajetória até aqui e os planos daqui para frente. Confira a entrevista!

 

Oi, Dra Giovana. Que cargo ocupará no CRV Imagem?
Aqui, no CRV Imagem, a princípio irei fazer os exames de Raio-X e Ultrassom para, quem sabe num futuro próximo, iniciar os exame de Tomografia Computadorizada.

 


Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional até aqui.

Eu brinco que a veterinária sempre esteve presente na minha vida. Quando era pequena, sempre tinha algum animalzinho de estimação: codorna, peixe, pintinho, calopsita, cachorro, tive até um siri!

Cursei medicina veterinária na Universidade Federal do Paraná de 2009 a 2013, e somente no quarto ano, descobri minha verdadeira vocação: o diagnóstico por imagem! Foi amor à primeira vista! A partir dessa nova “descoberta”, comecei a me aprofundar mais nesse mundo preto, branco e cinza, sempre muito estimulada pela Prof. Tilde Froes. Terminando a graduação, fiz residência no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná, no setor de Diagnóstico por Imagem, de 2014 a 2016, quando aprendi muito, na teoria e na prática.

 

 

Amo Veterinária porque…
Eu amo a veterinária porque através dela eu consigo ajudar os animais e os donos deles.

O médico veterinário é a pessoa que consegue interferir diretamente na vida de um animal, cuidando dele, aliviando seu sofrimento, orientando os seus donos e fazendo com que tenha uma qualidade de vida melhor. Então, saber que você é capaz de transformar a vida daquele “serzinho” que fala com você através de olhares, abanadas de rabos, ronronos, ou qualquer outro tipo de demonstração de carinho é algo fascinante!

 

 

Dra Giovana, você foi orientada da Dra Tilde Froes e integrou a equipe que tem se dedicado ao aperfeiçoamento do ultrassom gestacional. Conte-nos um pouco sobre esta parte do seu trabalho.
Na Universidade Federal do Paraná, tive uma equipe excepcional ao meu lado, com a Prof. Tilde, a Elaine Gil (doutoranda), a Daniela Garcia (doutora) e a Amália Turner (doutoranda), e elas fizeram com que eu me apaixonasse mais ainda por esse mundo! Muitas pessoas não sabem mas o acompanhamento gestacional é de suma importância para o nascimento dos filhotes. Além de observar a organogênese fetal (desenvolvimento fetal), prever o nascimento dos filhotes através da maturidade fetal, ou seja, quando os filhotes estão “prontos” pra nascer, agora conseguimos saber o sexo dos filhotes, isto não é algo incrível?

 

 

De que forma esse conhecimento vai beneficiar pacientes e proprietários?
Antes, acreditava-se que quando os batimentos cardíacos dos filhotes chegavam a 180bpm, ele estava em sofrimento fetal, com isso a paciente ia para a cesárea e grande parte dos filhotes morria, muitas vezes todos. Hoje, através deste trabalho, podemos observar que, próximo ao parto, os batimentos cardíacos fetais oscilam bastante, chegando muitas vezes a quase uma “parada cardíaca”, embora segundos depois voltem a bater, subindo para mais de 200bpm.

Então, o sofrimento fetal só é caracterizado quando essa frequência cardíaca desce pra menos de 200bpm e não sobe mais. Aí já temos um ponto-chave, e muito importante: a drástica redução da mortalidade fetal pelo encaminhamento errôneo antecipado das fêmeas para a cesariana.

Além disso, outras vantagens são: o acompanhamento do desenvolvimento desses filhotes para verificar alguma anormalidade, se há alguma morte de algum dos fetos e se isso está prejudicando os outros que ainda estão vivos, problemas na placenta, e agora já é possível dizer o sexo dos nenéns! Neste ponto a minha ressalva é: podemos ver o sexo de alguns filhotes. Como esta análise é feita no final da gestação, os filhotes já estão grandes e mexendo bastante, então, se já é difícil saber pelo ultrassom o número de filhotes, é quase impossível ver o sexo de todos.

 

 

Qual caso / paciente mais te desafiou? Por quê?
Vish, essa pergunta é difícil pois cada paciente é um desafio! Emendando no papo anterior, vou citar o acompanhamento gestacional que fiz de um hedgehog! Para aqueles que nunca ouviram falar, hedgehogs são pequenos ouriços domésticos, “bolinhas de espinhos” que agora estão conquistando o mercado pet. O famoso Sonic é um exemplo de hedgehog! Esses pequenos bichinhos apresentam muitos problemas no parto (distocia).

Além de não haver relatos na literatura sobre o exame ultrassonográfico desses animais, muito menos ultrassom gestacional, o que tornou o exame mais difícil e desafiador foi o fato de que, quando se sentem ameaçados, os hedgehogs se fecham completamente ficando uma bola cheia de espinhos, impedindo que haja uma área para a visualização do abdome do animal.

Fizemos no total 3 exames ultrassonográficos. No primeiro, confirmei a gestação e a viabilidade dos fetos; e o último deles aconteceu dois dias antes do parto. Através dos exames pudemos acompanhar o crescimento dos bebês, verificar os batimentos cardíacos e estimar a data do parto. Não houve nenhum problema durante o parto, e os 5 filhotes e a mãe ficaram super bem. Foi uma experiência realmente inesquecível tanto pra mim quanto pra todos que estavam envolvidos neste caso!

 

 

CRV-DraGiovanaPaladino-Corpo-01
Desafio: ultrassonografia gestacional em um hedgehog.

 

 

 

Dra Giovana em ação: integrante da equipe de ultrassom gestacional comandada pela Dra Tilde Froes,
Dra Giovana em ação: integrante da equipe de ultrassom gestacional comandada pela Dra Tilde Froes,

 

O que te fez decidir integrar a equipe do CRV?
Sempre ouvi falar muito bem do CRV Imagem: lugar excelente, com uma equipe composta por vários médicos veterinários renomados. Confesso que, por ser de Curitiba, vir para o CRV Imagem no começo me parecia uma utopia. Até que surgiu a oportunidade e a proposta da minha vinda pra cá, e nisto pude ver que além da equipe ser um time de verdade, isto incluindo os médicos veterinários que confiam na capacidade desta empresa e encaminham seus pacientes para o auxílio no diagnóstico, aqui é uma empresa que estimula o aperfeiçoamento médico veterinário e o bem-estar de pacientes e proprietários.

 

Algum pet em casa? Quantos?
Tenho duas “filhas” em casa, a Maggie Maria, que é uma cadelinha, e a Amarula, uma porquinha da índia! Infelizmente elas ainda estão em Curitiba com a minha família, mas logo logo estarão aqui na cidade maravilhosa comigo!

Por fim, gostaria de agradecer a entrevista e dizer que, qualquer dúvida, é só entrar em contato. Obrigada!

 

Obrigado, Dra Giovana.

 

 

Dra Giovana Paladino atende no CRV Imagem em Icaraí, Niterói:

CRV Imagem – Niterói
Rua Lopes Trovão, 199, sala 201
Icaraí – Niterói

Marcações: 21 2710-5552

Comentários

comentários