Os 5 Livros Mais Importantes para Dra Tais Guimarães

Teoria e Prática são dois lados da mesma moeda. Uma prática bem executada encontra seu fundamento na teoria bem assimilada. Por isso pedimos à Dra Tais Guimarães, do setor de Tomografia do CRV Imagem, para listar os 5 livros — que tratam da veterinária — mais relevantes na sua prateleira, dentre os antigos e atuais, lidos no passado ou recentemente. A seleção final é um achado de boas dicas para quem está começando na radiologia veterinária e pra quem já vive os desafios diários da profissão. Confira!

 

01
Anatomia dos Animais Domésticos, originalmente desenvolvida por Sisson e Grossman, e depois reformulada por Getty.

Esse é um livro com dois volumes foi o primeiro que adquiri na faculdade. A anatomia pra mim é a base fundamental para avançarmos no estudo de qualquer outra matéria. E um bom radiologista tem que ser craque em anatomia!

 

 

02
Cirurgia de Pequenos Animais, de Theresa Fossum.

Este livro foi extremamente importante para o desenvolvimento das habilidades básicas de técnica cirúrgica. Ele traz as principais técnicas e abordagens cirúrgicas das mais relevantes patologias de pequenos animais.

 

 

03

Atlas de Anatomia Radiográfica do Cão e do Gato, de H. Schebitz e H. Wilken

Como o próprio nome diz, trata-se de um atlas de anatomia radiográfica. É um dos mais tradicionais e procurados livros quando começamos a estudar radiologia e buscamos os padrões de normalidade para entendermos primeiramente o que é normal em uma imagem radiográfica do cão e do gato.

 

 

04

Diga Trinta e Três: 24 horas de Risos, Lágrimas e Muita Emoção Numa Clínica Veterinária, de Nick Trout.

Esse livro relata a rotina de um médico veterinário cirurgião e sua relação com seus pacientes e seus tutores. Ele foi muito importante pois me fez refletir sobre o envolvimento e a responsabilidade com os pacientes, além de trazer histórias de compaixão e amor.

 

 

05

Diagnóstico de Radiologia Veterinária, de Donald E.Thrall

Esta é praticamente a bíblia da radiologia veterinária. Extremamente importante para o entendimento da técnica, princípios básicos e interpretação dos diferentes achados radiográficos. Imprescindível.

 

 

Comentários

comentários