Um Jacaré na Tomografia
11 de junho de 2015 |“Jacarés com tiros não são rotineiros. Em 11 anos, este foi o segundo”, conta Dr Jeferson Pires, médico veterinário especialista em silvestres e à frente do CRAS, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.
Ontem, chegou ao CRV Imagem para uma tomografia o jacaré de papo amarelo resgatado pelo Corpo de Bombeiros, na Ilha do Governador, há cerca de uma semana. “São comuns traumas provocados por pessoas, como pedradas, garrafadas, atropelamentos, anzóis. Tiros são raros”, explica Dr Jeferson. O animal foi alvejado cinco vezes por arma de chumbinho, encontrado em condições muito ruins e, após o tratamento, estabilizado.
No entanto, ao analisar as células sanguíneas, observou-se que o jacaré está sendo intoxicado pelo chumbo. “Estamos administrando uma substância para quelar o metal, enquanto as balas não são removidas”, adianta o veterinário.
O exame de tomografia se fez necessário para identificar com maior precisão onde as balas estão alojadas e realizar o planejamento cirúrgico. “Assim, conseguimos diminuir o risco de lesionar órgãos e tecidos mais sensíveis”, explica Dr Jeferson.
Dra Tais Guimarães, membro da equipe de Tomografia do CRV Imagem, foi uma das que recebeu o inusitado paciente. “Abrimos após o horário de expediente, à noite, só para fazer a tomografia no jacaré. Não queríamos assustar os demais pacientes e garantir uma atenção dedicada ao caso”.
A partir de agora, o próximo passo é a remoção das balas utilizando como guia o resultado do exame tomográfico. Depois de recuperado, o jacaré será reintroduzido à natureza.
Comentários