Gastroenterite: Descartar para Diagnosticar

Um dos problemas mais comumente pesquisados nas ultrassonografias abdominais são as gastroenterites. Dra Mariana Andruchaki, da equipe de Ultrassonografia do CRV Imagem, explica bem rapidinho o que é gastroenterite, seus sintomas e como a ultra pode ser usada de forma eficiente para descartar / diagnosticar a maior parte das causas da doença.

 

A Gastroenterite

Gastroenterite é um termo médico que se refere à inflamação do trato gastrointestinal, geralmente estômago e intestinos. Pode ser causada por infecção com bactérias, vírus, parasitas, ou reações a medicamentos ou novos alimentos e corpos estranhos.

 

Sintomas

Frequentemente envolve desconforto abdominal, diarreia, vômito, febre, letargia e perda de peso.

 

Diagnóstico

A gastroenterite é um diagnóstico de exclusão. Isso significa que o veterinário vai eliminar ou excluir outras causas mais graves a partir dos sinais clínicos, antes de fazer um diagnóstico geral, como gastroenterite.

O primeiro passo para determinar o que está causando os sinais clínicos associados é uma boa história médica. Depois de obter o histórico, o veterinário irá realizar um exame físico completo. Nesta fase, os testes de diagnóstico serão recomendados e podem incluir: hemograma e bioquímicos, e a ultrassonografia abdominal para procurar obstruções intestinais ou outras anormalidades.

 

Doenças Mais Comuns

  • Gastrite inflamatória e doença inflamatória intestinal;
  • Parasitas intestinais;
  • O estresse e a má alimentação;
  • Indiscrição dietética, alergias alimentares e hipersensibilidades;
  • Doenças do pâncreas;
  • Corpos estranhos.

 

 

Comentários

comentários