Tomografia e Hipertensão Portal

Dr Mauro Caldas, Coordenador do Setor de Tomografia do CRV Imagem, discute as causas para a hipertensão portal em cães e gatos e aponta a atuação da Tomografia no diagnóstico e direcionamento nesses casos.

 

Dr Mauro, o que é hipertensão portal ?

O sistema venoso portal é constituído por veias que coletam o sangue da porção intra-abdominal do trato alimentar, baço, pâncreas e vesícula biliar e levam para o fígado. Qualquer dificuldade neste fluxo sanguíneo seja nas veias, dentro do próprio fígado ou no trajeto do fígado para o coração, leva ao aumento da pressão nestes vasos e consequente edema nesses órgãos, com frequente presença de ascite, esplenomegalia, gastroenteropatia e desvios portosistêmicos adquiridos, além do prejuízo para o funcionamento do fígado.

 

Quais são as principais causas de hipertensão portal em cães e gatos?

As causas mais comuns são a insuficiência cardíaca direita (pós-hepática) a doença hepática crônica e cirrose (intra-hepática), tumores que comprimam os vasos e trombose desses vasos (pré-hepatica). Existem também causa mais raras como fistulas arteriovenosas hepáticas.

 

Em quais casos a tomografia seria mais indicada para auxiliar no diagnóstico e direcionamento?

Em todos as possíveis causas hepáticas e pré-hepáticas. A tomo é um bom método quantitativo para evidenciar a evolução da doença hepática crônica e permite visualizar todo o trajeto do sistema venoso portal para identificar compressões ou trombos, assim como as má-formações vasculares congênitas.

 

 

Comentários

comentários