Rinite ou Tumor?

Os sintomas são parecidos, quando não os mesmos, mas rinite e tumor são casos clínicos completamente diferentes. Dra Tais Guimarães, do setor de Tomografia Computarizada do CRV Imagem, esclarece como a Tomo pode ajudar o clínico a tirar a prova dos nove e dar o correto direcionamento ao caso.

 
 

Dra Tais, por que uma simples rinite pode ser confundida com um tumor, e vice-versa?
Apesar da natureza bem distinta das duas lesões, os sintomas apresentados pelos animais podem ser os mesmos: desde espirros e secreção nasal até sangramentos e dificuldade respiratória mais grave. Ao realizarmos o exame radiográfico desses pacientes, vemos comumente uma opacificação das cavidades nasais (uni ou bilateral), o que é pouco específico e pode ser indicativo de massa ou secreção.

 
 

Como a tomografia computadorizada (TC) ajuda o clínico a esclarecer esta dúvida?
Além da tomografia permitir facilmente diferenciar uma massa ou tecido vascularizado de fluido/secreção, ela é uma ferramenta com a qual se consegue delimitar as margens da massa, esclarecer o melhor acesso para coleta de material (citologia/biópsia), identificar se há comprometimento ósseo (lembrando que a TC é mais sensível que os Raios-x para delimitar perda óssea), se há invasão do encéfalo pela massa, acessar os linfonodos satélites em busca de metástases. E por fim, com todas essas informações, o clínico consegue se embasar para decidir o direcionamento do caso.

 
 

Comentários

comentários