O abraço do Urso: a história do CRV Imagem

Todo negócio ligado à veterinária nasce do amor pelos animais. E com o CRV Imagem não seria diferente. O que poucos sabem é que a história da criação do centro de imagem avançada — hoje com três unidades pelo Estado do Rio e serviço de Telerradiologia por todo o Brasil — nasceu com o Urso, dentro de um consultório médico.

“O Urso era um Golden Retriever lindo”, lembra Dr Alex Adeodato, neurologista e um dos sócios do CRV, sobre o paciente que uniu os três futuros sócios do centro de diagnóstico.

“Ele chegou com uma suspeita de hérnia na lombar. Isso foi nos idos de 2006. Assumi o caso e, por conta das consultas, me encontrei diversas vezes com o proprietário do cachorro. Uma destas consultas, inclusive, aconteceu na calada da noite, em um hospital no Rio de Janeiro onde costumávamos fazer, sigilosamente, exames de Tomografia e Ressonância Magnética em animais”.

 

Da ilegalidade à modernidade

Em 1999, quando retornou de uma especialização nos Estados Unidos, Dr Alex começou a atender casos de neurologia no Rio de Janeiro. “Eu sabia ser impossível praticar a neurologia sem os exames de imagem avançada. A solução, ainda que paliativa, foi estabelecer parcerias com hospitais que permitiam nossa entrada em horários de menor movimento ou nos finais de semana”.

Há 10 anos atrás, ainda que com alguns centros de imagem em São Paulo, o Brasil estava muito defasado na área, sobretudo tecnologicamente. “Em algumas aulas, eu falava de Ressonância Magnética e as pessoas me achavam ‘pirado'”, lembra Alex.

O tratamento do Urso avançou, assim como as conversas entre Dr Alex e o proprietário do paciente que, economista, se mostrou interessado em investir na abertura de um centro de diagnóstico de imagem avançada. Um terceiro sócio, da área de TI em Berkeley, foi incorporado ao negócio.

 

Do Negatoscópio ao Computador: novos equipamentos e nova cultura

2007 foi um ano investido em planejamento, aperfeiçoamento do modelo de negócio e aquisição de equipamentos. “Fui a Chicago nos EUA comprar tudo, porque daqui era inviável”, conta Dr Alex. Adquirimos o espaço na Barra da Tijuca e, em 2008, abrimos a primeira unidade do CRV Imagem, pioneiro em oferecer Raio-X Digital, um Tomógrafo novinho em folha da GE e a implementar um sistema Ris e Pacs de armazenamento e controle de imagens digitais.

Erguer a casa não era o suficiente. O coração de toda esta operação precisava começar a bater: os médicos veterinários. “Tivemos de construir junto com os profissionais da área uma nova cultura. Os médicos não sabiam, por exemplo, quando pedir um exame de tomografia. Muitos deles precisaram aprender a analisar um exame no computador, já que até então eram adeptos do negatoscópio”, lembra Dr Alex.

 

O abraço do Urso

Sete anos desde a abertura, o CRV já contabiliza três unidades — Barra da Tijuca, Copacabana e Icaraí, em Niterói — e implementou em definitivo o serviço de Telerradiologia, que já atende clínicas e hospitais no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

A situação econômica do país forçou o adiamento dos planos de trazer a Ressonância Magnética, que chega em 2016.

Mas Dr Alex e sócios estão mais do que satisfeitos com a marca deixada pelo CRV até o momento: “Acho que o mais importante foi termos consolidado a nossa razão de ser: o CRV está a serviço dos clínicos veterinários; trabalhamos para que eles possam melhor servir seus clientes. E, junto deles, seguimos com o propósito de causar um impacto positivo na Medicina Veterinária, seja no âmbito da valorização do profissional, do aperfeiçoamento técnico e do estímulo ao empreendedorismo”.  

Toda essa história que mexeu, e ainda mexe, com tantas vidas — de médicos, proprietários e animais — começou com o Urso, o Golden que, em 2006, aproximou e promoveu o abraço dos três sócios do CRV em torno de um propósito: mudar a Veterinária para melhor.

Recentemente, a tomografia apontou um tumor no cérebro do Urso, que segue bem debilitado, praticamente sem poder se locomover. O tempo que lhe resta por aqui é escasso, mas Urso continuará a estampar as fachadas do CRV Imagem por muito e muito tempo, afinal esse negócio de ajudar os outros a salvar vidas é uma história que ele começou a escrever.

Obrigado, Urso.

 

Comentários

comentários