Medindo a Pressão, com Dra Luciana Duque
5 de fevereiro de 2018 |A Hipertensão Arterial Sistêmica é pauta para Dra Luciana Duque, veterinária cardiologista no CRV Imagem.
O que é hipertensão arterial sistêmica?
A hipertensão arterial sistêmica é o aumento constante da pressão arterial podendo causar sequelas e manifestações clínicas.
Que animais estão mais suscetíveis a desenvolver hipertensão?
Na veterinária mais de 80 % dos casos em cães e gatos são secundários a doenças renais e problemas hormonais como hiperadrenocorticismo e hipertireoidismo. A hipertensão primária é considerada rara.
— Conteúdo Relacionado: Quais as Diferenças entre Eco e Eletro
Quais os sinais clínicos?
Não costuma ter sinais clínicos aparentes, mas pode levar a lesões graves e por vezes irreversíveis em alguns órgãos específicos (órgãos alvo), como olhos, rins, cérebro e coração. Com isso, podem apresentar cegueira repentina, sangramento nasal, convulsões, incoordenação motora, por exemplo.
Como se diagnostica a Hipertensão Arterial?
Existem os métodos invasivos e não invasivos. Os métodos invasivos são usados em determinadas situações como cirurgia e medicina intensiva. Os não invasivos são frequentemente usados na rotina clínica, de maneira simples, utilizando um manguito conectado a um manômetro.
A avaliação da pressão sanguínea arterial é uma ferramenta importante e indispensável devido à sua utilidade no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diversas doenças.
— Conteúdo Relacionado: Cardiopatias Estruturais e Raios-X de Tórax
Comentários