CRV entrevista Dra Maíra Massa

Investigação e Gratificação andam lado a lado para a médica veterinária Dra Maíra Massa. Enquanto a gratificação em ajudar os animais lhe dá o propósito da profissão que escolheu, a investigação a mantém renovada dia após dia: “O que mais me fascina é o caráter investigativo dos exames de imagem”. Conheça mais a radiologista e ultrassonografista do CRV Imagem.

 

Olá, Dra Maíra, há quanto é veterinária e que cargo ocupa no CRV Imagem?

Sou formada há cinco anos e há dois estou no CRV. Aqui, faço parte da equipe de radiologia e ultrassonografia.

 

Amo veterinária porque…

Não existe gratificação maior do que ajudar animais que precisam de nós. Vivenciar essa rotina me permite crescer como pessoa e profissional.

 

Quais os casos clínicos mais comuns em sua rotina de raio-x e ultrassom?

São diversos! Pra citar alguns: alterações respiratórias, cardíacas, urinárias, reprodutivas…

 

Quais as diferenças entre raio-x e ultrassom?  

O exame radiográfico utiliza radiação para reproduzir uma “foto” de uma região do corpo, nos fornecendo informações sobre opacidade, tamanho, forma e posição dos órgãos. Já a ultrassonografia utiliza ondas sonoras para reproduzir imagens dinâmicas (observadas em tempo real) e não oferece riscos à saúde do paciente, fornecendo informações sobre contorno, arquitetura e vascularização dos tecidos, além de guiar citologias.

 

De modo geral, quando os médicos veterinários devem optar pelo raio-x e pelo ultrassom?

Quando há a suspeita de alterações pulmonares, cardiovasculares, ortopédicas e neurológicas, o exame radiográfico deve ser solicitado. Em suspeita de alterações urinárias, gastrointestinais, reprodutivas, a ultrassonografia.

É importante lembrar que nossa equipe está à disposição para esclarecer dúvidas que possam surgir no momento da escolha do exame mais adequado para cada caso.

 

CRVImagem-SiteCorpoPadrão01

 

O que mais te fascina em trabalhar com exames de imagem?

O caráter investigativo dos exames de imagem. A nossa interpretação depende da correlação com os sinais clínicos de cada paciente.

 

O que os médicos pedem pouco a você e deveriam pedir mais?

Exames de rotina, sobretudo em pacientes mais velhos, já que muitas alterações podem ser detectadas nos exames de imagem antes mesmo do paciente apresentar sintomas.

 

Qual o caso / paciente mais te desafiou e por quê?

Pra mim, animais silvestres são sempre desafiadores pela contenção e manejo. Como por exemplo, aves com alterações respiratórias necessitam de uma rápida e cuidadosa contenção.

 

O que tem no CRV que as pessoas ainda não sabem?

Uma equipe em constante atualização, que busca sempre proporcionar o melhor atendimento aos pacientes, proprietários e clínicos.

 

Algum pet em casa? Quantos?

Sim, uma cachorrinha Lhasa apso chamada Dorie e uma gecko chamada Chica.

 

CRVImagem-SiteCorpoPadrão02

Comentários

comentários