“O que é isso aqui?”: Corpos Estranhos e Ultra

Vômitos, salivação excessiva, cólicas intestinais, muitos gazes e fezes com aperência suspeita podem ser sinais de que seu pet engoliu um corpo estranho. Pilhas, meias, fios de lã, pedaços de plástico, caroço de frutas, fragmentos de brinquedo, tudo o que não é alimento é considerado um corpo estranho para o veterinário. Dra Carina Aveniente, radiologista e ultrassonografista do CRV Imagem, fala sobre o desdobramentos do incidente e de como o exame de imagem entra para ajudar o clínico a solucionar o caso.

 

Dra Carina, o que é um “corpo estranho gástrico e/ou intestinal”?
Corpo estranho gástrico e/ou intestinal é o termo utilizado para designar a presença de qualquer material que não seja alimento dentro do trato gastrointestinal. Corpos estranhos lineares (por ex. fios, linhas de costura, barbantes, pedaços tecido) são bem comuns e ocorrem com mais frequência em gatos, devido aos hábitos de brincar com esse tipo de material.

 

O que um corpo estranho linear pode causar no organismo do animal?
Geralmente esses materiais prendem-se no estômago (próximo ao piloro), enquanto o restante passa para o intestino por meio do peristaltismo, causando pregueamento das alças intestinais.

 

Nesses casos, como a ultrassonografia pode ajudar?
A ultrassonografia abdominal é uma ferramenta diagnóstica de extremo valor, pois na grande maioria dos casos permite a identificação de conteúdo anormal no trato gastrointestinal, bem como o aspecto pregueado das alças intestinais. Além disso, por meio desse exame podemos identificar sinais de obstrução e movimentos anormais do estômago e do intestino.

 

Dra Carina Aveniente atende do CRV Imagem de Icaraí:
Rua Lopes Trovão, 199, sala 201
Icaraí – Niterói
Marcações: 21 2710-5552

 

Comentários

comentários