Cão e Gato Também Têm Diabetes? É Hora de Rever a Dieta do seu Pet.

E você que, toda noite, pensava que o problema era com o seu marido…


Roncos durante à noite têm nome:
obesidade.

Tudo o que a gente tentou esconder durante o dia — aquela vida sedentária e as visitas fora de hora à geladeira — são denunciadas no autofalante do sono. E isso vale pra gente e também pros nossos gatos e cachorros.

 

 


Tudo conta na balança: o resto de queijo passado debaixo da mesa, o biscoitinho dado como recompensa ou o pote de comida sempre cheio.

 

 

Sim, cães e gatos também podem ser diabéticos. Aliás, você entende a lógica da diabetes?

 

A coisa funciona assim. Todo alimento que a gente e os animais consumimos tem açúcar, que é fonte de energia pro corpo. O açúcar, que pro pessoal das internas é chamado de glicose, pega uma carona no sangue até chegar aos órgãos. E quando a glicose bate à porta das células, adivinha quem faz o check-in! A insulina.

 

A Diabetes Mellitus, a mais comum, é causada pela falta de insulina ou pela resistência à ação da insulina. Ou seja, quando falta insulina, a glicose fica trancada do lado de fora dos órgãos!

 

 

Os principais sintomas da Diabetes são os 4 Ps:

Como assim o animal come mais e ainda emagrece? Dieta de modelo? Nada! O bichano come porque o sistema nervoso avisa que tá faltando glicose nos órgãos. Como a gente viu, essa glicose toda fica barrada. Aí, o que o corpo faz pra ganhar energia? Metaboliza gordura e proteína, o que leva à perda de peso.

 


Para chegar ao diagnóstico de diabetes, o veterinário avalia os sintomas e recorre a exames de urina, glicemia (dosagem de glicose no sangue) e ultrassonografia.


A diabetes é uma doença crônica. O tratamento se dá por
insulina injetável, via subcutânea. Enquanto os cães têm de conviver com a doença até o fim, os gatos podem dar a sorte de vê-la desaparecer. Sim, gatos podem se curar!

 


O que vale pra gente vale pra eles também. Diabéticos vivem o “projeto verão” o ano todo. Exercícios físicos e dieta balanceada não podem sair do cardápio.

 

Comentários

comentários