Acompanhamento Gestacional com Dr Vitor Molina

Não faz muito tempo, Dr Vitor Molina, radiologista e ultrassonografista do CRV Imagem, acompanhou de perto o pré-natal da Valentina, sua filha de apenas dois meses de idade. No CRV Imagem, os papeis se invertem e o pai vira o médico. O pré-natal agora é dos cães e gatas que verão a família aumentar, e muito! Nesta entrevista, Dr Vitor conta quais exames são utilizados no acompanhamento gestacional de seus pacientes e por que é importante o monitoramento constante.

 

Dr Vitor, quais os métodos de diagnóstico gestacional?
A gestação em cães e gatos dura em torno de dois meses. Diversos métodos de diagnóstico gestacional estão disponíveis, como palpação abdominal, ausculta, ultrassonografia, radiografia e observação de sinais externos e comportamentais. Cada método possui limitações e é dependente de fatores como período da gestação, custo de operação, equipamentos e mão-de-obra especializada, eficiência e rapidez do diagnóstico.

 

Qual desses métodos é o mais utilizado e por quê?
A ultrassonografia é a modalidade de imagem mais segura e precisa para o diagnóstico de gestação, já que não apresenta efeitos nocivos para a mãe, filhote(s) e médico. Ela permite ao médico veterinário avaliar todas as fases da gestação, monitorando o crescimento fetal e seus parâmetros vitais (batimentos cardíacos, movimentos embrionários/fetais).

O ultrassom também auxilia na descoberta de alguns problemas gestacionais indesejáveis, como reabsorção fetal, aborto, atraso no desenvolvimento, morte fetal, e uma variedade de outras condições relacionadas inclusive à mãe.

Não existe, no entanto, na Medicina Veterinária um protocolo padrão para a avaliação pré-natal. Mas podemos realizá-los de acordo com a fase gestacional (terços inicial, médio e final) ou a critério do médico responsável pelo paciente.

 

CRV-PreNatal-Vitor-01-IG
Do pré-natal aos recém-nascidos: eis a nova família da shih-tzu Malu.

 

E qual o papel do exame de raios-x?
A radiografia é o método ideal para contagem de fetos (93% de precisão no terço final da gestação), sendo considerado também um método tardio de confirmação gestacional.

 

Por que o acompanhamento gestacional pela ultrassonográfico é importante?
O acompanhamento ultrassonográfico é importante para:

– confirmar a gestação;

– estimar a idade fetal e data provável do parto (principalmente quando não há informações sobre a data do acasalamento ou para programação de calendário, no caso de criadores);

– avaliação do desenvolvimento fetal;

– estimar a quantidade de fetos; avaliação da vitalidade/viabilidade fetal, uma vez que imprevistos podem acontecer e colocar em risco a gestação como um todo e até a mãe!

Todo exame complementar deve ser interpretado por um médico veterinário através da análise conjunta do seu resultado com o exame clínico do paciente!

 

CRV-PreNatal-Vitor-02
A ultrassonografia é a modalidade de imagem mais segura e precisa para o diagnóstico de gestação.

 

 

CRV-PreNatal-Vitor-03
A Bia trouxe a família inteira para a consulta!

 

 

Comentários

comentários