Acompanhamento Gestacional com Dr Vitor Molina
8 de julho de 2015 |Não faz muito tempo, Dr Vitor Molina, radiologista e ultrassonografista do CRV Imagem, acompanhou de perto o pré-natal da Valentina, sua filha de apenas dois meses de idade. No CRV Imagem, os papeis se invertem e o pai vira o médico. O pré-natal agora é dos cães e gatas que verão a família aumentar, e muito! Nesta entrevista, Dr Vitor conta quais exames são utilizados no acompanhamento gestacional de seus pacientes e por que é importante o monitoramento constante.
Dr Vitor, quais os métodos de diagnóstico gestacional?
A gestação em cães e gatos dura em torno de dois meses. Diversos métodos de diagnóstico gestacional estão disponíveis, como palpação abdominal, ausculta, ultrassonografia, radiografia e observação de sinais externos e comportamentais. Cada método possui limitações e é dependente de fatores como período da gestação, custo de operação, equipamentos e mão-de-obra especializada, eficiência e rapidez do diagnóstico.
Qual desses métodos é o mais utilizado e por quê?
A ultrassonografia é a modalidade de imagem mais segura e precisa para o diagnóstico de gestação, já que não apresenta efeitos nocivos para a mãe, filhote(s) e médico. Ela permite ao médico veterinário avaliar todas as fases da gestação, monitorando o crescimento fetal e seus parâmetros vitais (batimentos cardíacos, movimentos embrionários/fetais).
O ultrassom também auxilia na descoberta de alguns problemas gestacionais indesejáveis, como reabsorção fetal, aborto, atraso no desenvolvimento, morte fetal, e uma variedade de outras condições relacionadas inclusive à mãe.
Não existe, no entanto, na Medicina Veterinária um protocolo padrão para a avaliação pré-natal. Mas podemos realizá-los de acordo com a fase gestacional (terços inicial, médio e final) ou a critério do médico responsável pelo paciente.
E qual o papel do exame de raios-x?
A radiografia é o método ideal para contagem de fetos (93% de precisão no terço final da gestação), sendo considerado também um método tardio de confirmação gestacional.
Por que o acompanhamento gestacional pela ultrassonográfico é importante?
O acompanhamento ultrassonográfico é importante para:
– confirmar a gestação;
– estimar a idade fetal e data provável do parto (principalmente quando não há informações sobre a data do acasalamento ou para programação de calendário, no caso de criadores);
– avaliação do desenvolvimento fetal;
– estimar a quantidade de fetos; avaliação da vitalidade/viabilidade fetal, uma vez que imprevistos podem acontecer e colocar em risco a gestação como um todo e até a mãe!
Todo exame complementar deve ser interpretado por um médico veterinário através da análise conjunta do seu resultado com o exame clínico do paciente!
Comentários