João Hypolito: o criador que é proprietário do Bull Terrier mais premiado do Brasil

Fisioterapeuta e criador da raça Bull Terrier, Dr João Hypolito é hoje o proprietário do Bull Terrier mais premiado do Brasil. “Vinnie é um 1 em 1 milhão”. Nesta entrevista, ele discute o que faz de Vinnie ganhador de 38 BIS e mais de 100 finais de exposição, compartilha os cuidados que adota com seu plantel no Ice Court Bull Terrier, e elenca as vantagens de se escolher cães de raça.

 

 

Olá, Dr João Hypolito, como se deu o interesse pela cinofilia (criação de cães)?
Quando criança, meu primeiro amigo foi o Sting, um pastor alemão, adestrado para guarda. Foram 12 anos de fiel amizade, e, quando o Sting faleceu, não pensava em outra coisa senão continuar a ter um amigo canino. Um dia, assistindo a um programa de TV, me deparei com um cachorro exótico, branco, que parecia uma mistura de porco com tubarão [risos]. Então, pesquisei intensamente sobre o Bull Terrier. Fui apresentado à cinofilia e ao mundo da exposição de cães pela criadora Rosa Seixas (Bellobull). Me aprofundei na origem da raça, estrutura, anatomia, saúde, pedigrees, linhas de sangue, tipos de cruzamento, até me sentir maduro o suficiente para fundar um afixo e iniciar um trabalho de criação.

 

E por que criar Bull Terrier?
A paixão pelos Bull Terriers se tornou cada vez mais intensa, assim como os estudos sobre a raça. Com o tempo, surgiu a vontade de pôr em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos, e de realizar o maior desejo de todo criador: desenvolver o tipo ideal, aquele que mora nos nossos sonhos, mas, claro, sem desrespeitar o padrão oficial da raça.

 

Quando consideramos o número de títulos conquistados pelo Vinnie, você hoje é dono de um dos melhores cães do Brasil. O que faz do seu Bull Terrier um cão especial?
Vinnie — seu nome oficial é BISS Multi BIS BrCh BrGrCh ChPanAm GrChPanAm Int Ch Emred Spymaster — é daqueles cães “1 em 1 milhão” [risos]. Ele é o maior vencedor da raça no Brasil de todos os tempos. Juntos, ganhamos 38 BIS e mais de 100 finais de exposição. Desde 2014, Vinnie é o melhor Bull Terrier do país e, hoje, ainda tem se mostrado um excelente Stud Dog (padreador), com filhos vencedores de rankings nacionais de Melhor Promissor e Melhor Jovem da Raça.

Acredito que grande parte deste sucesso se deve à tipicidade do exemplar. Além de possuir uma cabeça extremamente típica (principal característica da raça), Vinnie tem uma excelente estrutura, o que faz dele um cão balanceado e sólido. Sem falar no temperamento fantástico.

 

Conteúdo Relacionado: Cinofilia com Dr Luis Eduardo Almeida.

 

Quando falamos da saúde, que cuidados criadores e proprietários de Bull Terrier devem ter?
A raça é predisposta a certas patologias genéticas, como surdez, hipertrofia do coração, doença renal e, em menor gravidade, dermatites. Os criadores devem manter uma análise criteriosa sobre a genética do plantel, complementada com os Health Tests, testes de saúde, sobre os padreadores e matrizes reprodutoras.

Já os proprietários devem ser exigentes na escolha de filhotes saudáveis, recorrendo a criadores responsáveis e preocupados com o histórico de saúde do plantel. No mais, os tutores devem ter em mente que o animal precisa ser monitorado durante toda a sua vida e acompanhado por um veterinário de confiança.

 

CRV-DrJoãoHypolito-Blog-Corpo
João e o Bull Terrier Vinnie: 38 BIS e mais 100 finais de exposição.

 

Dr João, para quem hoje está pensando em ter um animal em casa, quais as vantagens de escolher um cão de raça?
As vantagens de se adquirir um cão de um criador responsável com o aperfeiçoamento da raça são:

– Histórico genético comprovado através de pedigree;

– Pai e Mãe com status de Health Testes Clear, ou seja, livre das principais patologias a que a raça é predisposta;

– Garantia de que o cão está em conformidade com os padrões estabelecidos pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC);

– Perfil temperamental analisado;

– Tempo médio de vida aproximado mediante histórico da raça.

Além de poder escolher a raça com as características físicas que mais lhe agradam, o proprietário deve usar todas essas informações para selecionar o cão de uma raça com maior potencial para se tornar um grande companheiro de vida, em sintonia com o perfil do proprietário.

 

Comentários

comentários