Hiperadrenocorticismo e Ultrassonografia

A endocrinologista Dra Ingrid Cavalcante retorna ao Blog do CRV Imagem para falar dos tipos, sintomas e o papel da ultrassonografia no diagnóstico e escolha terapêutica dos casos de Hiperadrenocorticismo.

 

Dra Ingrid, o que é Hiperadrenocorticismo? Quais seus sintomas?
O hiperadrenocorticismo ou Síndrome de Cushing é uma endocrinopatia decorrente do aumento da  produção de glicocorticoídes ou da administração excessiva dos mesmos. Afeta na maior parte cães de meia idade e idosos. O hiperadrenocorticismo pode ser hipófise-dependente (forma mais comum da doença), quando ocorre pela presença de um tumor na glândula hipófise, que produz quantidades excessivas do hormônio ACTH, responsável pelo controle da secreção de cortisol. E pode ainda ser hiperadrenocorticismo adrenal-dependente, quando um tumor produtor de grande quantidade de cortisol se desenvolve em uma das glândulas adrenais, ou em ambas (raramente).

 

Os sinais clínicos mais comuns são:

– aumento do consumo de água (polidpsia);

– aumento da frequência urinária (poliúria);

– aumento da fome (polifagia);

– abdômen distendido;

– alterações cutâneas;

– rarefação pilosa.

 

Não necessariamente o paciente vai apresentar todos os sintomas.
De que forma a ultrassonografia pode auxiliar o clínico a fechar diagnóstico e fazer o acompanhamento de casos de Hiperadrenocorticismo? 
O diagnóstico é realizado com base em uma avaliação completa, que deve incluir hemograma, perfil bioquímico, urinálise e ultrassonografia abdominal, além do testes funcionais (teste de supressão com dexametasona e/ou teste de estimulação com ACTH).

 

Através do exame de imagem podemos avaliar assimetria, tamanho, presença de nodulações e/ou alterações no formato das glândulas adrenais. Os dados fornecidos pela ultrassonografia são de grande importância para o diagnóstico, escolha terapêutica e acompanhamento dos pacientes em tratamento.   

 

Dra Ingrid Cavalcante é cliente do CRV Imagem em Icaraí, Niterói:

 

CRV Imagem – Niterói
Rua Lopes Trovão, 199, sala 201
Icaraí – Niterói
Marcações: 21 2710-5552

 

Comentários

comentários