Nossa Rotina: Pedrinho, a iguana

“Nossa Rotina”: nesta semana, Pedrinho, uma iguana de 11 anos esteve no CRV Imagem para exame de raios-x, por indicação do Dr Octávio Lisboa, veterinário especializado em silvestres, que notou a extremidade da cauda necrosada e a presença de um nódulo.

Dr Rômulo Braga, Coordenador do Setor de Radiologia do CRV, recebeu Pedrinho e conta aqui o porquê de algumas escolhas técnicas feitas para o caso.

 


“Os animais silvestres e exóticos têm tratamento especial no CRV Imagem e não cobramos por radiografias, e sim pelo estudo, o que sai mais em conta para cliente e veterinário. Nesse caso, além da cauda, fizemos radiografias do corpo inteiro.


Um das radiografias foi feita na posição em que ele fica sobre os membros, para não interferir no padrão natural que esperamos dos órgãos em relação à gravidade. O equipamento, então, foi mudado de posição e a fonte dos raios-x ficou de perfil ao corpo e direcionada para encontrar o paciente “em pé” nas quatro patas, como você vê na foto.


Outra radiografia foi feita de cima para baixo, com a fonte da radiação sobre o paciente, e ele também sobre as patinhas. Isso nos dá duas radiografias em ângulo reto, uma em relação a outra, como em fotos de polícia. A impressão criada por esse par de imagens nos ajuda a criar uma percepção de 3D, apesar das imagens serem em duas dimensões.


O laudo enviado incluía também alguns artigos sobre o que achamos nas radiografias: fraturas, perda de tecido, artroses, inflamações. As imagens ficaram lindas, como a de um exótico dragão doméstico ou um dinossauro em miniatura!”


Os artigos você confere clicando nos links abaixo:

Artigo 1: Lizard Caudal Vertebrae

Artigo 2: The Plane of Fracture of the Caudal Vertebrae of Certain Lacertilians

 

CRV-NossaRotina-Pedrinho-02

CRV-NossaRotina-Pedrinho-03

CRV-NossaRotina-Pedrinho-06

CRV-NossaRotina-Pedrinho-05

CRV-NossaRotina-Pedrinho-01

CRV-NossaRotina-Pedrinho-04

 

Comentários

comentários