Dr Rodrigo Ubukata fala sobre Estadiamento Tumoral

Médico titular da PROVET Medicina Diagnóstica Veterinária, Dr Rodrigo Ubukata é referência em Oncologia Veterinária no país. Nesta entrevista, ele se debruça sobre o “Estadiamento Tumoral”.

 

 

Dr Rodrigo, em poucas palavras, o que é estadiamento tumoral?

Quando diagnosticada uma neoplasia, o estadiamento tumoral é o estágio em que a doença se encontra. É também o processo de avaliar o paciente como um todo em busca de alterações que possam sugerir sinais de disseminação do tumor para outros órgãos (metástases) ou comprometimento sistêmico, que irão posteriormente ditar prognóstico e escolha de condutas terapêuticas.

Nesta avaliação do paciente, são necessários anamnese e exame físico detalhados, além de exames complementares laboratoriais e de diagnóstico por imagem (radiografias, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, além de outros que em breve estarão disponíveis para medicina veterinária brasileira: PET-CT, cintilografia etc).

Nenhum tratamento oncológico pode ser realizado sem a exata compreensão do estadiamento tumoral.

 

 


Qual a importância disso no monitoramento dos pacientes com câncer?

O estadiamento é realizado periodicamente no paciente com câncer. No diagnóstico e também durante o tratamento. Apenas por ele é que conseguimos avaliar como estão as respostas aos tratamentos. Evoluções negativas do estadiamento significam falha de tratamento e progressão da doença. Hora de rever as condutas terapêuticas em busca de melhores respostas e estadiamento mais favorável.

 

 

Comentários

comentários