CRV Entrevista Dr. Osmar Fischer

A responsabilidade diária do Dr Osmar Fischer é grande. Coordenador do Setor de Anestesiologia do CRV Imagem, Dr Osmar tem a função de anestesiar e preparar os pacientes para os exames e trazê-los de volta em segurança. “Na recepção, há uma família inteira que ama muito aquele ‘filho'”. Atuando na unidade da Barra, em breve Dr Osmar estará também na filial de Niterói. Confira a nossa entrevista com o anestesista do CRV!

 

Oi, Dr Osmar Fischer, há quanto você é veterinário e que cargo ocupa no CRV Imagem?

Me formei em 2007, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Estou no CRV desde 2009. Hoje, sou Coordenador do Setor de Anestesiologia.

 

Amo veterinária porque…

Porque trabalho com satisfação, com orgulho do que faço. E mesmo nos dias mais difíceis, você acaba recompensado com aquele agradecimento sincero dos proprietários, e seus “filhos” acordando bem da anestesia.

 

Como é e para que serve a anestesia nos exames de imagem? Em que casos ela se aplica?

Nos exames de Raios-X, o intuito é proporcionar relaxamento e analgesia, dando conforto aos animais e condições para que o radiologista tenha um melhor posicionamento e um diagnóstico mais preciso. É muito comum a anestesia para exames de dentição e displasia coxofemoral. Já na Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, é preciso que eles fiquem imóveis durante alguns minutos, portanto só com os animais anestesiados é possível a realização do exame.

Em todos os casos, ela é leve e rápida. O paciente está sempre monitorado e normalmente o que os mantém anestesiados é um gás, por isso chamamos Anestesia Inalatória.

 

Qual o maior mito sobre a anestesia?

Acho que todo mundo tem medo de anestesia, acha perigoso. Dizem “se o animal é muito novo ou muito velho, melhor não fazer. Se tiver algum problema no coração, nem se fala…”  Mas a verdade é que se a anestesia for feita com seriedade e por um veterinário capacitado para isso, ela é muito segura, mesmo nos casos que inspiram mais cuidado.

 

Como os médicos veterinários podem instruir os donos de pets sobre a anestesia?

É importante orientar para que tragam os exames complementares já realizados e alertar para o jejum antes da anestesia. E se tiverem qualquer dúvida basta entrar em contato com o CRV Imagem que converso pessoalmente com eles.

 

Qual o caso / paciente mais te desafiou e por quê?

Acho que não tem um específico, mas alguns… É complicado anestesiar aquele gato que nem o proprietário segura “pois ele é muuuito bravo, doutor!” (risos). Um filhote de 2 meses que sofreu traumatismo craniano ou um Pinscher cardiopata de 18 anos, principalmente sabendo que na recepção tem alguém, ou uma família inteira, que ama muito aquele “filho”. Mas acho que são os desafios que nos motivam a estar sempre nos atualizando para anestesiar com segurança.

 

O que tem no CRV Imagem que as pessoas ainda não sabem?

Um ambiente de trabalho sensacional!! Com veterinários competentes que se esforçam, diariamente, para ajudar os médicos que nos encaminham os exames a resolverem seus casos. Com isso conseguimos ajudar os animais que atendemos e a satisfação dos proprietários.

 

Algum pet em casa? Quantos?

Atualmente não. O Bob morreu em 2013, com 15 anos. E com certeza foi a inspiração para a escolha da minha profissão.

Dr Osmar Fischer e Bob.
Dr Osmar Fischer e Bob.

Comentários

comentários