Dr Alex Adeodato e os avanços da Medicina Veterinária

Há 20 anos, Dr Alex Adeodato acompanha de perto as mudanças na Medicina Veterinária e seus desdobramentos no mercado PET. Atuando em duas frentes, como médico veterinário da área de neurologia e neurocirurgia, e diretor administrativo do CRV Imagem, Dr Alex traça um panorama da Medicina Veterinária após a disseminação dos exames de imagem e das novas oportunidades de trabalho que vieram a reboque da tecnologia. Confira!

 

Olá, Dr Alex, como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética têm contribuído para a Medicina Veterinária?

A Tomografia Computadorizada (TC) e a Ressonância Magnética (RM) são ferramentas imprescindíveis para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Com o aumento da disponibilidade desses exames, conseguimos avançar muito nos últimos 10 anos, especialmente nas áreas de neurologia, ortopedia, oncologia e cirurgia, para as quais a avaliação detalhada de órgãos e sistemas é de fundamental importância para a tomada de decisões mais precoces e acertadas.

 

De que forma os exames de imagem, em especial a Tomografia e a Ressonância Magnética, estão transformando a carreira dos médicos veterinários?

Como em todo mercado competitivo, a diferenciação é uma forma interessante de crescer profissionalmente. A TC e a RM valorizaram a formação de radiologistas especializados. Indiretamente, o aumento de casuística de algumas doenças gerou uma demanda maior de especialistas em diversas áreas clínicas e cirúrgicas. Como exemplo cito a alta frequência com que começamos a identificar lesões vasculares em grandes vasos de cães. Antes, o diagnóstico de tromboembolismo aórtico era cogitado apenas em felinos. A alta incidência desses casos abre uma porta para o desenvolvimento de profissionais especializados em alterações vasculares.

 

O CRV Imagem está promovendo um curso de especialização em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, com início em outubro de 2016. Por que a empresa está investindo em Educação para o mercado veterinário?

O desenvolvimento da Medicina Veterinária é de fundamental importância para o crescimento de qualquer empresa no setor PET. Desde o início, o CRV Imagem vem buscando inovações técnicas diferentes formas de lidar com as ferramentas de imagem. Nosso relacionamento com os médicos solicitantes e com os proprietários em geral precisa ir além de um simples exame. Precisamos nos comprometer com a melhora de qualidade de vida de cada paciente que atendemos. Hoje, com mais de 8.000 exames de TC e RM feitos, decidimos que era hora de compartilhar essa experiência.

 

Que avanços o curso trará para a carreira dos profissionais que o completarem?

O modelo do curso é todo focado na discussão de exames. Nosso objetivo é que o aluno chegue ao final do curso sendo capaz de compreender e laudar exames de TC e RM. Os radiologistas com alguma experiência em diagnóstico por imagem avançado terão uma ótima oportunidade de trocar conhecimento e discutir diferentes pontos de vista sobre casos.

Comentários

comentários