JavaScript: o que é, como aprender e Guia da linguagem

O JavaScript agora também é amplamente utilizado fora do navegador. A ascensão do Node.js nos últimos anos desbloqueou o desenvolvimento para back-end, antes dominado por Java, Ruby, Python, PHP e linguagens mais tradicionais do lado do servidor. Um dos aspectos que faz o JavaScript ser tão popular para o mercado de trabalho é justamente a sua comunidade dedicada a implementar a linguagem em diversas áreas do desenvolvimento. Agora, ao clicarmos no botão, a função soma(4, 6) é chamada e a soma de 4 + 6 aparece no console do nosso navegador. No geral, Python é muito utilizada na área de ciência de dados, pode ser utilizada no desenvolvimento Web e uma ampla gama de aplicações, incluindo principalmente estudos científicos. Já a JavaScript é usada principalmente para desenvolvimento Web (front-end e back-end) e desenvolvimento de aplicativos móveis, característica essa que a Python deixa a desejar.

  • O mais importante é que você deve entender que uma aplicação Web não pode confiar em nenhum dado do navegador, ou seja, em nenhum dado que venha de um usuário externo.
  • Elas são frequentemente usadas no lugar de funções “regulares”, aquelas que descrevi no capítulo anterior.
  • É importante entender que um bloco não define um novo escopo para var, mas o faz isso para let e const.

Isso é uma boa medida de segurança — se esse não fosse o caso, então hackers poderiam começar a escrever código para roubar informações de outros websites, e fazer outras coisas más. Um uso muito comum do curso de teste de software é modificar dinamicamente HTML e CSS para atualizar uma interface do usuário, por meio da API do Document Object Model (conforme mencionado acima). Observe que o código em seus documentos web geralmente é carregado e executado na ordem em que aparece na página.

Diferença de JavaScript para outras linguagens: Java e Python

Neste artigo conhecemos a linguagem JavaScript, sua história, algumas vantagens e características. Além de conhecer sua principal funcionalidade nos navegadores, vimos seu uso em frameworks e bibliotecas, e como são utilizadas no mercado de trabalho. Aqui nós utilizamos o React Native, que é uma vertente do React para o desenvolvimento de aplicativos. Este é um mercado vasto, pois hoje em dia nós conseguimos fazer tudo pelo celular, seja acessar um App de um banco, comprar passagens, pedir comida e até mesmo conversar com outras pessoas por videochamadas.

Com os operadores de comparação estabelecidos, podemos falar sobre condicionais. Você pode usar os seguintes operadores para comparar dois números ou duas strings (os operadores de comparação sempre devolvem um booleano, ou seja, um valor que é true ou false). Cada expressão complexa com vários operadores na mesma linha apresentará problemas de precedência. Os operadores permitem pegar duas expressões simples e combiná-las para formar uma expressão mais complexa.

Por que aprender JavaScript?

Foi a primeira linguagem de script nativamente suportada por navegadores da web. Graças a isso, ganhou uma vantagem competitiva sobre as demais linguagens e, ainda hoje, é a única linguagem de script que podemos usar para construir aplicações para a web. E caso tenha interesse em se aprofundar no back-end utilizando JavaScript, recomendamos a formação JavaScript para back-end, que vai te ensinar mais sobre o desenvolvimento de sistemas back-end, APIs e bibliotecas, com o Node.js. Como aprendemos, JavaScript te dá diversas opções de como seguir na carreira de dev, portanto, caso queira se aprofundar em front-end recomendamos a formação JavaScript para Front-end. Nela, você vai aprender mais sobre criação de páginas Web e ter uma base para os frameworks mais utilizados no mercado de trabalho.

JavaScript

Você pode também ouvir os termos lado do servidor (server-side) e lado do cliente (client-side), especialmente no contexto de desenvolvimento web. Códigos do lado do cliente são executados no computador do usuário — quando uma página web é visualizada, o código do lado do cliente é baixado, executado e exibido pelo navegador. Nesse módulo https://www.folhadoprogresso.com.br/porta-de-entrada-de-ti-curso-de-teste-de-software-desenvolve-habilidades-para-enfrentar-os-desafios-do-mercado/ nós estamos explicitamente falando sobre JavaScript do lado do cliente. O navegador recebe o código JavaScript em sua forma de texto original e executa o script a partir dele. No entanto, o JavaScript ainda é considerado uma linguagem interpretada, pois a compilação é manipulada em tempo de execução, e não antes.

Comentários

comentários