A Veterinária da última década

Há 20 anos, Dr Alex Adeodato acompanha de perto as mudanças na Medicina Veterinária e seus desdobramentos no mercado PET. Atuando em duas frentes, como médico veterinário da área de neurologia e neurocirurgia, e diretor administrativo do CRV Imagem, Dr Alex traça um panorama da Medicina Veterinária após a disseminação dos exames de imagem e das novas oportunidades de trabalho tanto para radiologistas quanto para clínicos e cirurgiões. Confira!

 

Olá, Dr Alex, como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética têm contribuído para a Medicina Veterinária?

A Tomografia Computadorizada (TC) e a Ressonância Magnética (RM) são ferramentas imprescindíveis para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Com o aumento da disponibilidade desses exames, conseguimos avançar muito nos últimos 10 anos, especialmente nas áreas de neurologia, ortopedia, oncologia e cirurgia, para as quais a avaliação detalhada de órgãos e sistemas é de fundamental importância para a tomada de decisões mais precoces e acertadas.

 

Dr Alex Adeodato: “Na última década, conseguimos avançar muito,
especialmente nas áreas de neurologia, ortopedia, oncologia e cirurgia”. 

 

De que forma os exames de imagem, em especial a Tomografia e a Ressonância Magnética, estão transformando a carreira dos médicos veterinários?

Como em todo mercado competitivo, a diferenciação é uma forma interessante de crescer profissionalmente. A TC e a RM valorizaram a formação de radiologistas especializados. Indiretamente, o aumento de casuística de algumas doenças gerou uma demanda maior de especialistas em diversas áreas clínicas e cirúrgicas. Como exemplo cito a alta frequência com que começamos a identificar lesões vasculares em grandes vasos de cães. Antes, o diagnóstico de tromboembolismo aórtico era cogitado apenas em felinos. A alta incidência desses casos abre uma porta para o desenvolvimento de profissionais especializados em alterações vasculares.

 

No próximo dia 18 de março, o CRV Imagem promove um workshop de Tomografia Computadorizada para Não-Radiologistas. O que clínicos e cirurgiões podem esperar desse workshop?

A segunda edição do workshop acontecerá em Niterói, no Rio. Serão 8 horas intensas e de muita prática, capitaneadas por Dr Mauro Caldas. Nós queremos instrumentalizar ainda mais clínicos e cirurgiões para que eles consigam extrair todo o potencial da tomografia. Vamos discutir desde os fundamentos do exame até o que é realmente importante focar em cada região. No fim do dia, todos estaremos mais à vontade para interpretar imagens e avaliar laudos.

 

>> Clique para ver a ementa e se inscrever.

 

 

Comentários

comentários