O exame ideal para cães acima dos 25kg

O peso e porte dos pacientes são também fatores levados em conta na escolha da modalidade de exame. Dr Maíra Massa, veterinária da equipe de ultrassonografia do CRV Imagem, fala da relação entre a eficácia da ultrassonografia e cães acima de 25kg.

 

Dra Maíra, por que a ultrassonografia tem dificuldade em avaliar cães acima de 25kg?

Para a avaliação de cães de médio e grande porte utilizamos transdutores de baixa frequência que percorrem maior distância dentro do corpo do paciente, mas a imagem produzida oferece um pobre detalhamento. Por isso, algumas lesões podem não ser detectadas dependendo da localização e tamanho. Além disso, artefatos de imagem causados por fezes e gás presentes no trato gastrointestinal e a movimentação do paciente podem dificultar uma varredura abdominal adequada.

 

A que exame devem recorrer os proprietários desses cães?

Estudos recentes mostram que a tomografia computadorizada é superior à ultrassonografia na triagem para patologias abdominais em cães acima de 25kg, detectando um grande número de lesões não vistas pela ultrassonografia. Além disso, a utilização do meio de contraste endovenoso fornece informações adicionais sobre o caráter das lesões.

A tomografia computadorizada é uma modalidade de diagnóstico rápida e que não sofre interferências de artefatos de imagem nem da movimentação do paciente.

 

Relacionado: Querendo se aprofundar no assunto? O CRV recomenda a leitura do paper Diagnostic Imaging: Reflecting on the past and looking to the future.

 

Comentários

comentários