Nossa Rotina: Lupy, shih tzu de 6 anos

Com histórico de tosse, Lupy, um shih tzu macho de 6 anos, chegou ao CRV Imagem para um exame de Raios-X de Tórax. O exame sugeriu uma cardiomegalia, que até poderia se desdobrar em uma uma hérnia peritônio pericardica, mas havia dúvidas quanto ao diagnóstico final. Dr Rene Janssens, da equipe de Radiologia e Ultrassonografia do CRV, encaminhou o paciente para a Ultrassonografia, e só aí radiologista e clínico puderam ter a certeza do que se tratava. E a gente fica aqui com uma outra certeza, a de que a complementaridade de exames é cada vez mais pertinente.

 

Dr Rene, qual era o quadro clínico do Lupy quando chegou ao CRV? Por que ele foi encaminhado primeiro ao exame de Raios-X (RX)?

Lupy, um shih tzu de 6 anos, chegouapresentando tosse produtiva e engasgos. Suspeitava-se de bronquite, por isso o encaminhamos para um RX de tórax. No exame radiográfico, observamos que a silhueta cardíaca estava aumentada e assumindo um perfil arredondado, a traqueia elevada, com discreta estruturas com conteúdo gasoso, mas de difícil confirmação de diagnóstico.

 

Por que foi necessário complementar com a Ultrassonografia, e o que o novo exame revelou?

Ainda no RX, a presença de alça intestinal repleta de gás ou fezes ao redor da silhueta cardíaca confirmam o diagnóstico. No entanto, no caso do Lupy, a presença das alças intestinais não estava evidente e realizou-se uma ultrassonografia para confirmação. A ultrassonografia revelou presença de alças intestinais próximas à base do coração.

 

 

Imagens do Exame de Raios-X:

CRV-NossaRotina-Lupy-Corpo-01

 

 

 

CRV-NossaRotina-Lupy-Corpo-02

 

 

CRV-NossaRotina-Lupy-Corpo-03

 

 

Veja outros casos do “Nossa Rotina”. 

 

 

Comentários

comentários