Colapso Traqueal e Raios-X

O colapso traqueal é uma doença degenerativa e progressiva dos anéis traqueais e que apresenta caráter dinâmico, afetando sua porção cervical e segmento intratorácico. Acomete predominantemente cães de meia idade a idosos, de pequeno porte e miniatura.

 

Sintomas

Os principais sinais clínicos associados ao colapso de traqueia incluem dispneia, estridores, tosse paroxística crônica não produtiva, classicamente definida como sendo semelhante ao “grasnar de ganso”, e cianose. Observa-se também nos animais acometidos hepatomegalia e disfunção hepática. O grau de colapso varia de moderado a severo.
CRV-ColapsoTraqueal-01-Final

A radiografia acima é de um Yorkshire de 12 anos. Nota-se a redução do diâmetro traqueal em sua porção cervical caudal.

 

 

Sistemas de Classificação

Abaixo, sistema de classificação com quatro graus do colapso traqueal proposto por Tangner e Hobson (1982), baseado na redução do lúmen traqueal. Porém, em cães, uma variação de aproximadamente 24% na área da secção transversal da traqueia durante as fases da respiração pode ser considerada como clinicamente normal.

CRV-ColapsoTraqueal-02-Final

 

O Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito por meio de radiografias simples, ultrassonografia, tomografia computadorizada, fluoroscopia e traqueoscopia. Sendo as duas últimas modalidades de diagnóstico por imagem as mais sensíveis.

 

Colapso traqueal: fluoroscopia e endoscopia

 

As radiografias realizadas na incidência látero-lateral são diagnósticas em aproximadamente 60% dos cães com colapso traqueal severo, obtendo-se resultados falso negativos e falso positivos devido a posicionamento inadequado, técnica radiográfica inadequada/insuficiente ou sobreposição com o esôfago ou músculos cervicais. A projeção craniocaudal tangencial da entrada torácica (ilustrada abaixo) pode também ser utilizada para diagnosticar o colapso traqueal.

 

CRV-ColapsoTraqueal-03-Final

 

 

CRV-ColapsoTraqueal-04-Final

 

Projeções ilimitadas: um único custo

A projeção tangencial tem sido cada mais requisitada para complementar a rotina de avaliação radiográfica dos pacientes com suspeita de colapso traqueal, fazendo parte do protocolo radiográfico nesses casos. No CRV Imagem, adotamos a Política de Projeções Ilimitadas, em que são feitas quantas projeções foram necessárias ao mais correto diagnóstico, sem que isso altere o custo do exame.

 

Comentários

comentários