Castração de Coelhos Existe?

Castrar coelhos e coelhas não é comum, mas aqueles que passam pela castração acabam ganhando os mesmos benefícios que cães e gatos esterilizados: mudanças positivas no comportamento, controle de natalidade e prevenção de doenças graves. “Na realidade, acredito que a cultura de levar coelhos ao veterinário ainda é pequena”. É o que diz Dr Julio Arruda, um dos veterinários à frente da Prosilvestres, no Rio de Janeiro, e nosso entrevistado de hoje sobre os desdobramentos da castração de coelhos. Confira!


Dr Julio, apesar de pouco comentada, a castração de coelhos é uma realidade. Para os coelhos a castração é tão importante quanto é para e cães e gatos? Por quê?

Sim, a castração para coelhos machos e fêmeas é tão importante quanto para cães e gatos.  Na verdade, ela traz os exatos mesmos benefícios para saúde e bem estar. O controle de natalidade para gestações indesejadas é um deles, já que coelhos são extremamente prolíferos, podendo dar à Luz várias ninhadas ao longo do ano, cada uma delas com um número de filhotes que pode variar de 2 a 10 coelhos. A castração também atua na prevenção de doenças (infecções, cânceres) e atenuação de alterações comportamentais, como agressividade e territorialismo, por exemplo.

 

Que vantagens ganham coelhos machos e fêmeas castrados?

Os machos se tornam animais mais tranquilos, com menores chances de desenvolver comportamentos indesejáveis. Já as fêmeas se beneficiam prevenindo ou tratando doenças graves como as famosas piometras (infecções uterinas), neoplasias uterinas (câncer uterino) — devastadoras na espécie — e neoplasias mamárias (câncer de mama).

 

Dr Julio Arruda, da Prosilvestres. 

 

 

Coelhos castrados têm alguma mudança de comportamento?

Sim, principalmente os machos. Aliás, essa é a principal indicação do procedimento de orquiectomia, que é remoção dos testículo.

A maioria dos indivíduos machos da espécie, quando atinge a puberdade, em torno do 3º e 4º mês de vida, começa gradualmente a demonstrar um comportamento ‘desagradável’. Demarcação de território (urinando em objetos e pessoas), territorialismo (defendem agressivamente alguns espaços), possessividade (especialmente com algumas pessoas e objetos), alto libido (se masturbando em pessoas e objetos).

Alguns desses comportamentos são vistos como “bonitinhos” ou “engraçados”, mas muitas vezes os animais se tornam agressivos e podem morder e arranhar, machucando pessoas sobretudo crianças e idosos.

Assim como em cães e gatos, a castração é um procedimento simples, de baixo custo e risco, que pode influenciar radicalmente na relação animal-família. Depois da castração. muitas famílias que estavam na iminência de se desfazer de coelhos, em função de experiências ruins devido à agressividade, voltam a ter uma relação harmoniosa, que dura o resto da vida.

 

Coelhos castrados têm os mesmos benefícios que cães e gatos esterilizados. 

 

É comum coelhas não castradas sofrerem de infecção uterina? Como diagnosticar esse problema?

É muitíssimo comum, entretanto pouco diagnosticado. O principal método de diagnóstico é o exame de ultrassonografia abdominal, que precisa ser feita em equipamento moderno capaz de avaliar pacientes pequenos. Uma vez que coelhos geralmente são menores do que a maioria dos cães e gatos. Um profissional capacitado, que tenha “intimidade” com a espécie, também faz toda a diferença, já que a anatomia dos coelhos também diferem da de cadelas e gatas.

 

Paciente no CRV Imagem: a Ultra Abdominal é a principal ferramenta para diagnóstico da infecção uterina.

 

Por que a castração de coelhos e coelhas não é tão comum?

Na realidade, acredito que a “cultura” de que os coelhos devem e precisam ser levados ao veterinário ainda é pequena, principalmente se compararmos aos cães e gatos. Levar um cão e gato ao veterinário é algo intuitivo para a maioria dos responsáveis/tutores.

Infelizmente o mesmo não ocorre para coelhos e outras espécies. Dessa forma, tutores não ficam sabendo de orientações básicas como alimentação, adequação do ambiente onde o animal será mantido e, é claro, procedimentos preventivos que trazem benefícios à saúde dos animais.

 

A Prosilvestres realiza castração de coelhos.

Agende uma consulta:

Rua Siqueira Campos, 170, loja E
Copacabana – Rio de Janeiro
21 3507-0746

contato@prosilvestres.com.br
www.prosilvestres.com.br
https://www.facebook.com/Prosilvestres/

 

 

Comentários

comentários