Anestesia: Na Prateleira de Dra Raquel Sartori

A eficácia da anestesia está, mais do que nunca, nos detalhes. Quando Dra Raquel Sartori está administrando doses de anestesia nos pacientes do CRV Imagem, não há espaço para deslizes. Mas por trás das minúcias, há um espaço bem grande, esse sim, preenchido por muitos e muitos livros.

Abaixo, Dra Raquel compartilha com a gente os 5 livros, dentre atuais e do passado, que fazem parte da formação e da rotina de qualquer anestesista.

 

 

01
Cunningham Tratado de Fisiologia Veterinária, de Bradley G. Klein.

“Todo bom anestesista precisa ter uma excelente base de fisiologia. Então, para começar a entender os mecanismos fisiológicos eu indico esse livro, pois ele aborda de maneira simples o complexo funcionamento do organismo dos nossos pacientes veterinários”.

 

 

 

02
Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária, de Helenice de Souza Spinosa, Silvana Lima Górniak e Maria Martha Bernardi.

“Como o anestesista lida com fármacos o tempo todo, um dos primeiros e principais livros para sua formação deve ser um livro de farmacologia. Esse livro foi um dos primeiros que adquiri na graduação e até hoje continua sendo um dos mais consultados”.

 

 

 

03
Anestesia em Cães e Gatos, de Denise Fantoni e Silvia Cortopassi.

“Esse foi o meu primeiro livro de anestesia. Mesmo não sendo um livro muito grande, ele apresenta todos os requisitos necessários para garantir a realização de procedimentos anestésicos em pequenos animais de maneira segura”.

 

 

— Conteúdo Relacionado: Os 5 Livros Mais Importantes para Dr Tais Guimarães.

 

 

04
Dor: Avaliação e Tratamento em Pequenos Animais,
de Pablo Otero.

“Além de promover uma anestesia segura, todo anestesista também deve ser capaz de tratar a dor de forma eficaz em todos os seus pacientes, uma vez que ela é considerada o quinto sinal vital”.

 

 

05
Lumb & Jones Anestesiologia e Analgesia Veterinária, de William J. Tranquilli, John C. Thurmon e Kurt A. Grimm.

“Considerado a Bíblia da anestesiologia veterinária, esse livro não pode faltar na prateleira de nenhum anestesista. Ele aborda de maneira completa informações sobre anestesia em diversas espécies domésticas, selvagens e de laboratório”.

 


Atenção: todas os livros acima foram digitalmente formulados, de modo que a espessura dos modelos não é fidedignamente a os livros originais.

 

Comentários

comentários