Afecções Prostáticas e Ultrassonografia

“Novembro Azul”: no mês em que se promove maior conscientização sobre o câncer de próstata, Dra Carina Aveniente, radiologista e ultrassonografista do CRV Imagem, faz um breve paralelo entre a Medicina Humana e a Veterinária, e explica o papel da ultrassonografia na detecção precoce de afecções prostáticas.

 

Olá, Dra Carina, novembro é o mês eleito para a maior conscientização sobre o câncer de próstata em homens. Esse tipo de câncer é comum em cães? Como é feito o diagnóstico?

Neoplasias prostáticas não são relativamente tão comuns em cães. O diagnóstico definitivo se dá por exame histopatológico (através de biópsia).

 

Quais são as afecções de próstata mais comuns em cães?

A hiperplasia prostática benigna é a mais comum de todas. Consiste no aumento de tamanho prostático, acometendo cães mais velhos e, na grande maioria dos casos, é apenas um achado incidental sem importância clínica, ao contrário do que acontece com os homens. Além disso, são comuns as prostatites bacterianas e os cistos paraprostáticos.

 

De que forma a ultrassonografia contribui para o diagnóstico das afecções prostáticas?

O exame ultrassonográfico é um ótimo exame de triagem, pois permite detectar alterações na próstata de forma precoce, como mudanças de tamanho, morfologia ou ainda presença de cistos ou nódulos, possibilitando assim o direcionamento do tratamento o quanto antes. O ideal é que ele seja incluído nos exames de rotina, principalmente de pacientes geriátricos.

Comentários

comentários