2016: Caso Marcante por Dra Tais Guimarães

No segundo depoimento da nossa Retrospectiva 2016, que traz os casos mais marcantes na opinião do corpo médico do CRV Imagem, Dra Tais Guimarães, da equipe de Tomografia do CRV, relembra como foi emocionante dar boas notícias.

 

Dra Tais, que paciente mais te marcou em 2016?

Foi a Mel, uma SRD de 13 anos, com histórico de vários episódios de convulsão.

 

Por quais exames a Mel passou no CRV Imagem?

A imagem da Tomografia mostrou um foco hemorrágico — provavelmente um acidente vascular hemorrágico –, sem que, no entanto, fosse possível descartar a possibilidade de um pequeno tumor associado à área de hemorragia.

Foi sugerida uma reavaliação em 30 dias para verificar se houve resolução do foco hemorrágico ou evolução.

Com todo apoio da médica veterinária solicitante durante esse intervalo, a paciente voltou em 40 dias para uma reavaliação do encéfalo. Ela estava clinicamente melhor, mas ainda fazendo uso de medicação anti-convulsivante.

Felizmente, não havia mais nenhum sinal de hemorragia ou alteração que pudesse sugerir tumor. Concluímos com segurança que se tratava apenas de um acidente vascular hemorrágico.

 

Dra Tais, por que este caso te marcou?

Dar essa notícia aos tutores e a médica e ver a alegria de uma família que poderia voltar para casa com uma filha sem nenhum sinal de tumor foi um dos momentos mais emocionantes.

Estatisticamente, o acidente vascular hemorrágico em cães é muito raro, por isso sempre temos neoplasia com componente hemorrágico como uma opção de diagnóstico diferencial. Mesmo a TC não sendo o padrão ouro para avaliar o parênquima encefálico, muitas vezes repetir o exame para termos a certeza que se trata de uma lesão aguda vascular, e não um tumor, é essencial para a conduta terapêutica.

E a Mel está bem até hoje!

 

 

Comentários

comentários