2016: Caso Marcante por Dr Mauro Caldas

No terceiro capítulo da nossa Retrospectiva 2016, que já contou com depoimentos da Dra Giovana Paladino e da Dra Tais Guimarães, o coordenador do setor de Tomografia do CRV Imagem, Dr Mauro Caldas, relembra Clara, a Poodle idosa que chegou ao CRV com dificuldades respiratórias e uma lesão de natureza desconhecida.

 

Dr Mauro, que caso mais te marcou em 2016?

O da Clara, um Poodle de 14 anos.

 

Qual era o quadro clínico da Clara ao chegar ao CRV e que exames foram feitos?

Clara chegou para fazer uma radiografia de tórax com Dr Rômulo Braga [coordenador do setor de Radiologia do CRV Imagem], apresentando grande dificuldade respiratória.


Observou-se que a alteração era em via aérea superior e, ao radiografar o pescoço, notou-se um aumento de volume em orofaringe, sugerindo uma massa. Ao conversar com o veterinário responsável e com o tutor, resolvemos complementar com a tomografia para entender melhor a natureza da lesão.

 

Relacionado: Dr Rômulo Braga chama a atenção para a adoção de cães idosos.

 

CRV-Retrospectiva-Mauro-Corpo-01

Radiografia: aumento de volume em orofaringe, sugerindo uma massa.

 

E o que mostrou a tomografia?

Na tomografia vimos que a obstrução da via aérea era por formações císticas, pela localização sugestiva de uma sialocele, que é uma dilatação de ducto de glândula salivar. Aproveitamos a anestesia para coletar material por citologia para que pudéssemos excluir com maior convicção qualquer traço neoplásico.

 

CRV-Retrospectiva-Mauro-Corpo-02

Tomografia: obstrução da via aérea por formações císticas.

 

CRV-Retrospectiva-Mauro-Corpo-03

Tomografia: exames conjugados para um diagnóstico mais preciso.

 

Dr Mauro, por que este caso te marcou?

Casos de pacientes mais idosos, com quadros benignos, que podem ter recuperação total com uma cirurgia bem feita, sempre nos deixam muito felizes. Fazer parte da solução de problemas, dando segurança para o veterinário e para o tutor tratarem de um quadro clínico angustiante — sobretudo para o animal — , utilizando múltiplos métodos de diagnóstico conjugados, nos faz ganhar o dia.

 

 

Comentários

comentários