10 fatos que vão te fazer entender o porquê do jejum!

A necessidade de jejum imposta aos pets antes de exames de imagem ou cirurgias é, apesar de um pequeno desconforto, uma garantia de segurança da qual não se pode abrir mão.

Convocamos o time de anestesiologistas do CRV Imagem — Dr Osmar Fischer, Dr Douglas Castro, Dr Rodrigo Mannarino e Dra Raquel Sartori — para esclarecer 10 fatos fundamentais sobre o jejum.

 

Vamos a eles!

O jejum que precede um exame de imagem é importante porque a anestesia diminui ou elimina os reflexos (como da deglutição e tosse) e, caso o animal venha a vomitar (o que é incomum), o alimento pode parar nos pulmões, podendo ocasionar pneumonias e danos respiratórios;


Exames que dispensam anestesia, como a ultrassonografia, também necessitam de jejum, uma vez que a presença de gases no trato digestivo impede a visualização adequada dos órgãos e estruturas abdominais, podendo prejudicar o diagnóstico. Além do mais, com o estômago muito distendido por alimento, o paciente pode sentir desconforto durante a realização do exame;


Quando se trata de exames de imagem como a ultrassonografia abdominal (US) ou tomografia computadorizada (TC), o tempo de jejum para alimentos sólidos varia de 6 a 8 horas;

 

A ingestão de água está liberada até o momento do exame, para a US. Já para a TC o jejum de, pelo menos, 2 horas de água é recomendado.

 

Obviamente, dependendo da urgência do caso, do tipo de alimento ingerido, tipo de procedimento ou exame e idade do animal, o tempo de jejum pode variar;

Animais mais novos podem se valer de períodos de jejum mais curtos;

 

Já para aqueles entre 6 e 16 semanas de idade, estender o jejum para além de 4 horas pode ocasionar níveis baixos de glicose no sangue.
Em casos cirúrgicos, animais com mais de 16 semanas de idade devem jejuar pelo menos 6 horas;

 

Animais adultos podem ficar até 16 horas em jejum sem sofrer de hipoglicemia, a menos que sejam diabéticos ou que sofram de doenças metabólicas (hepatopatias, insulinomas etc)

 

O anestesiologista pode ajudar a determinar o tempo de jejum adequado a cada caso. Consulte nossa equipe antes do exame.

 

Comentários

comentários